Este blog é fruto de um sonho ... de um antigo sonho que começou lá pelos meados dos anos 80 quando eu, ainda adolescente, acreditava que era possível mudar o mundo! A construção deste blog é, para mim, sinal de que eu continuo acreditando que isso é possível!
Podemos mudar o mundo quando conseguimos enxergar o outro e lhe estendemos as mãos. Quando não excluímos o que é diferente. Quando acolhemos o sofrimento. Quando percebemos as possibilidades, mais que os limites. Quando não nos calamos diante da violência e da injustiça. E, especialmente, quando percebemos que somo co-responsáveis pelo que acontece dentro e fora de nós.
Quando eu deixar de acreditar nestas coisas, penso eu que já não terei muito o que fazer nesta vida e que já estarei pronta para a morte!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

NISE DA SILVEIRA


Nise da Silveira foi um ícone da psiquiatria. Muito antes do movimento da Reforma Psiquiatrica no mundo, a psiquiatra já lutava contra a violência e as práticas de exclusão em relação aos portadores de transtornos mentais.

Sua atuação se faz presente até os dias de hoje, particularmente no Museu do Inconsciente (fundado em 1952) e na Casa das Palmeiras, fundada em 1956.

A visita ao Museu do Inconsciente é um programa imperdível! Vale a pena conferir!!!

Um comentário:

  1. Muito legal o que disse e pegando a deixa pelo que colocou, a Nise não mudou o mundo mas conseguiu fazer seu mundo transformar a psiquiatria no Brasil e o mais importante o preconceito das pessoas. Admiro mulheres fortes que acreditam em si e não desistem nunca. Estou fazendo junto com uma colega de faculdade um artigo sobre Nise da Silveira, está sendo uma ótima experiência. Beijos

    ResponderExcluir